
Créditos:
Autor: Net Empreendimentos
Hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet. Consiste de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido popularmente no Brasil por "jogo da velha" ou "quadrado". Para publicar uma hashtag no Twitter, basta incluí-la em um tweet publicado a partir de uma conta pública. Tenha em mente que, se a conta não for pública, outras pessoas não poderão visualizar seu tweet ao pesquisar pela hashtag.
As hashtags são utilizadas para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, ou seja, cria uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social, que estão ou são interessados no respectivo assunto publicado.
A hashtag é transformada em um hiperlink, que também pode se indexado por motores de busca na internet, como o Google. Em outras palavras, o usuário poderá buscar por determinado assunto, através da procura pela respectiva hashtag na própria rede social ou em um site de buscas (Google).
Atualmente, as hashtags estão disponíveis em várias outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, Google +, Pinterest e Youtube. Não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais, as hashtags transformaram-se em "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing.
Como usar hashtags para marketing em cada rede social?
Além de hashtags referentes a acontecimentos ou datas importantes, e de hashtags criadas por diferentes empresas para fins de marketing, algumas hashtags também surgem com ideias dos usuários e tornam-se virais.
Sua empresa pode usar essas hashtags para entrar em uma conversa que reúne milhares de pessoas no mundo todo.
Cada rede social tem suas próprias hashtags virais. Alguns exemplos são:
As hashtags virais muitas vezes não passam de uma rede social para a outra. Não faria muito sentido usar #instagood em um tweet, por exemplo.
Você também já viu, no item anterior, que existem importantes diferenças entre o modo como as pessoas se apropriaram das hashtags em redes sociais diferentes. Nós destacamos que em algumas redes sociais elas são mais usadas do que em outras.
Além dessas diferenças, também existem questões práticas que mudam de acordo com o canal. Em outras palavras, o passo a passo para usar uma hashtag e as funções disponíveis também mudam ligeiramente conforme a rede social.Twitter
Uma coisa bem única das hashtags no Twitter é a possibilidade de utilizá-las para criar sessões de perguntas e respostas sobre um determinado assunto.
Essas sessões são chamadas de Twitter Chats, e podem ser uma grande oportunidade para realizar networking com pessoas interessadas em certos assuntos.
Sua empresa pode participar de um Twitter Chat acompanhando a agenda divulgada. Também é possível submeter seu próprio assunto e atender possíveis parceiros e clientes em uma sessão de Q&A personalizada.
Depois de publicar sua hashtag por meio de um tweet, você precisará acompanhar o que as pessoas estão dizendo com essa hashtag.
Você pode fazer isso através de uma busca simples no campo indicado com a lupa, no canto superior direito da tela – afinal, você já sabe exatamente o que está procurando. Não é preciso usar o sinal de cerquilha para essa busca, mas você deve escrever a hashtag da forma correta.
Com a busca avançada, você ainda consegue direcionar mais os resultados que deseja. É possível limitar a busca por data ou localização, por exemplo, ou até mesmo procurar tweets positivos ou negativos com a hashtag. Isso é feito com base no uso de emoticons alegres ou tristes –
Este site utiliza cookies, a fim de aprimorar a experiência do usuário. A navegação neste site implica concordância com esse procedimento, em linha com nossa: